Especialização, Proximidade e Qualidade

Bebés com problemas de alimentação, sono, refluxo, plagiocefalia (formato irregular da cabeça) e, claro, choro. O papel do osteopata é entender em profundidade os vários obstáculos que o bebé enfrenta para se sentir confortável consigo mesmo e trabalhá-los em conjunto com os pais.

A osteopatia pediátrica é uma especialização da osteopatia adaptada à estrutura e ao crescimento do bebé, crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Avalia as diversas alterações de mobilidade do corpo do bebé ou criança (tensões), permitindo detetar, corrigir e promover a liberdade de movimento em eventuais desequilíbrios  ou traumas. Os bebés podem apresentar pequenas alterações mecânicas ou desconfortos que devem ser diagnosticados e trabalhados para que estes bebés possam usufruir de um desenvolvimento normal.
A osteopatia pediátrica reúne um conjunto de técnicas totalmente suaves e indolores, por via de mobilizações específicas, com finalidade de libertar as tensões existentes no crânio, coluna e pélvis do bebé. Assim consegue se o equilíbrio das tensões nos diferentes tecidos (ossos, tendões, músculos e fáscias) que quando não tratadas podem provocar dor, ansiedade e stress no bebé. Um dos aspetos mais interessantes na osteopatia é que não
recorre a medicamentos para ter um efeito terapêutico, mas sim à manipulação e mobilização de tecidos com as mãos. As técnicas de terapia manual utilizados nas sessões de osteopatia têm efeitos neurofisiológicos, ao nível do sistema nervoso central e periférico.
O osteopata estimula o corpo a recuperar a simetria à medida que o bebé ou criança cresce. Nos bebés os ossos do crânio ainda não estão unidos, o que permite um certo grau de maleabilidade e flexibilidade permitindo uma maior eficácia do tratamento. A osteopatia pediátrica tem excelentes resultados, especialmente quando é levada a cabo mediante uma abordagem global que reúne uma equipa multidisciplinar que trabalha em prol do bem estar do bebé. O objetivo será aliviar o desconforto do bebé.

Os bebés são muito recetivos aos tratamentos osteopáticos. É seguro consultar um osteopata pediátrico desde os primeiros dias de vida do seu bebé. Um check-up osteopático após o nascimento pode ajudar a identificar potenciais problemas e facilitar a transição da vida dentro do útero para o mundo exterior, bem como acompanhar o momento em que as crianças começam a gatinhar e andar.

 

A OSTEOPATIA PEDIÁTRICA PODE AJUDAR NAS SEGUINTES CONDIÇÕES

  • Transtornos digestivos: refluxos (bolçar), cólicas, gases, obstipação
    Obstrução do canal lacrimal, otites de repetição
    Problemas na amamentação quando se devem à dificuldade de sucção do bebé
    Alterações comportamentais: Choro excessivo, distúrbios de sono irritabilidade
    Torcicolo muscular congénito/adquirido
    Plagiocefalia (síndrome da cabeça plana)
    Assimetrias no crânio e face
    Alterações posturais tais como escolioses 
    Lesão do plexo braquial
    Perturbações do sono
    Check up pós-parto: partos com utilização de fórceps, ventosas ou cesariana
  • Alterações no desenvolvimento motor
    Bebés prematuros

Se identifica um (ou vários) destes sintomas no seu bebé não hesite em consultar um osteopata pediátrico!